top of page
nuvem.png

publicações

S1-22B-Miradouros-z.jpg

Lembrar-me ainda e saber que vou esquecer. Essa é a justificação que dou a mim próprio para escrever estas palavras. Um dia, irei precisar delas para voltar a lembrar-me.(...)

 

José Luis Peixoto in Abraço

miradouro no antigo restaurante panorâmico de Monsanto

  • Foto do escritor: Ana Calheiros
    Ana Calheiros
  • 3 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2024


antigo restaurante panorâmico de monsanto

miradouro no antigo restaurante panorâmico de Monsanto


A 197 m de altitude aproximada, tem uma vista panorâmica sobre Lisboa de 360º, que na sua zona mais alta na zona das amoreiras fica a cerca de 90 m abaixo.

panorâmica

abrangência

infraestruturas

acesso

altitude

altura 

◆◆◆◆

◆◆◆◆

◆◆◆

◆◆◆ 

197

--

(360 º)


1)

acesso pago

em m

em m

1) um ponto pelas obras de arte que resistiram



Imagens com poucos meses de diferença, antes e depois da limpeza e da criação de barreiras de protecção.

O antigo restaurante panorâmico de Monsanto, vandalizado durante anos, foi devolvido aos lisboetas a 2 de Setembro como miradouro. Reconhecido pela CML como tal e com horário regular de funcionamento.

O mais espectacular miradouro de Lisboa.


A Câmara de Lisboa, sua proprietária, realizou

"trabalhos de remoção de todo o material degradado ou em risco de queda (tetos falsos, tubagens, estruturas metálicas), limpeza de entulhos, lixos e 'graffiti', e de colocação de gradeamentos e execução de emparedamentos por forma a possibilitar o acesso e a livre circulação de pessoas em condições de segurança".

No âmbito do Open House Lisboa de 2021, recebeu centenas de visitantes, deslumbrados (mais parecia a praia de Carcavelos em agosto).


As antigas colunas revestidas de madeira hoje têm o cimento à vista coberto de grafiti, as escadas ainda têm restos da cola das alcatifas, os painéis de Luis Dourdil estão cobertos de grafiti, não restou um único vidro mas, nada disso incomodou quem por lá passou!


E a razão é visível! as fotografias que se seguem foram tiradas rodando só a mão que segurava a máquina, sem sair do mesmo lugar.




Os painéis de Manuela Madureira, no interior do espaço do restaurante sobreviveram quase intactos. Na zona do miradouro os azulejos que rodeiam o parapeito identificativos dos lugares significativos de Lisboa em 1968, o painel com a representação de Lisboa antes do terramoto e o chão de mármore não têm danos significativos. No exterior o baixo-relevo também não sofreu danos.




No entanto, o facto de o miradouro ter aberto ao público não implica que esteja definitivamente afastada a hipótese da CML recuar nesta disponibilização do espaço ao público já que, provavelmente o mesmo vereador que em tempos afirmava destinar este edifício para os Serviços da Protecção Civil, com um projecto orçado em 7 milhões de euros, segundo uma notícia do DN de 19 de Setembro, refere o carácter transitório desta iniciativa (aliás, o tipo de intervenção efectuada assim o demonstra):

"A 11 de julho, numa reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, o vereador da Estrutura Verde, José Sá Fernandes, em resposta ao grupo municipal do Partido Ecologista "Os Verdes", afirmou que o restaurante panorâmico de Monsanto poderia "ser um miradouro até haver decisão para lá", dada a vista que oferece sobre a cidade".

morada

inauguração

arquitecto

horário/preço

também aqui

Estrada da Bela Vista

1968

Chaves da Costa 

1) / entrada livre


1) horário de verão (Abr / Set) das 09:00 às 19:00 - inverno (Out / Mar) das 09:00 às 18:00


 











também aqui Antigo restaurante panorâmico de Monsanto

A histórias de um restaurante que, no seu auge era um dos restaurantes mais luxuosos de Lisboa, à sua queda, seu saque e vandalização total.

 

Âncora 2
legenda pontos sobreLx
bottom of page