top of page
nuvem.png

publicações

S1-22B-Miradouros-z.jpg

Lembrar-me ainda e saber que vou esquecer. Essa é a justificação que dou a mim próprio para escrever estas palavras. Um dia, irei precisar delas para voltar a lembrar-me.(...)

 

José Luis Peixoto in Abraço

Miradouro do Padrão dos Descobrimentos

  • Foto do escritor: Ana Calheiros
    Ana Calheiros
  • 3 de mar. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2024


Vista do miradouro do padrão dos descobrimentos

Miradouro do Padrão dos Descobrimentos


Situado no topo do Padrão dos Descobrimentos este miradouro tem uma vista de 360º sobre Belém, Almada, Monsanto e Lisboa


panorâmica

abrangência

infraestruturas

acesso

altitude

altura 

◆◆◆◆

◆◆◆◆

◆◆◆

◆◆ 

3

56

(360 º)



acesso pago

em m

em m



O miradouro encontra-se a 56 m de altura e corresponde a um terraço que ocupa todo o espaço central da estrutura. O acesso é feito por um elevador e por dois lances de escadas.


O Padrão dos Descobrimentos foi criado para integrar a Exposição do Mundo Português em 1940 de iniciativa do então ministro Duarte Pacheco, tem o formato de uma caravela estilizada e simboliza a "partida" para os descobrimentos portugueses. Na época foi construído para ter a duração efémera da exposição e, portanto, foram utilizados materiais perecíveis sendo a estrutura central em ferro e cimento e as esculturas de estafe.


Esta estrutura foi desmontada em 1943 para, ser construído de raiz o actual monumento em 1960, desta vez em betão e cantaria de pedra rosal de Leiria, com esculturas em calcário da região de Sintra. Esta nova versão é um modelo ampliado da estrutura anterior, de 1940. Foi erigido no espírito das Comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique.


O piso -1 é reservado a um espaço de exposições temporárias.

 

morada

inauguração

arquitecto

escultura

horário/preço

Avenida Brasília

1940/1960

Cottinelli Telmo e António PardalMonteiro

Leopoldo de Almeida

 












também aqui Padrão dos Descobrimentos

A história da sua construção integrado, desde uma versão temporária, na Exposição do Mundo Português em 1940 à sua actual configuração e as personagens representadas na escultura.

 

Âncora 2
legenda pontos sobreLx
bottom of page