top of page
nuvem.png

publicações

S1-22B-Miradouros-z.jpg

Lembrar-me ainda e saber que vou esquecer. Essa é a justificação que dou a mim próprio para escrever estas palavras. Um dia, irei precisar delas para voltar a lembrar-me.(...)

 

José Luis Peixoto in Abraço

a Torre Vasco da Gama

  • Foto do escritor: Ana Calheiros
    Ana Calheiros
  • 3 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de jul. de 2024


Torre Vasco da Gama 1998


a Torre Vasco da Gama


A construção da Torre Vasco da Gama fez parte integrante do projecto Expo98 - Exposição Mundial de 1998 - Exposição Internacional de Lisboa de 1998 cujo tema era Os oceanos: um património para o futuro e, teve como propósito comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.


panorâmica

abrangência

infraestruturas

acesso

altitude

altura 

◆◆◆◆

◆◆

◆◆

◆◆◆ 

3

145




acesso pago

em m

em m


O objectivo de todo o projecto foi muito mais além do da organização da Expo98, com ele cumpriram-se três propósitos: requalificar um espaço urbano degradado e com características industriais; realizar uma Exposição Mundial marcante; criar uma zona urbana nova (Parque das Nações) com todo o tipo de infraestruturas e rica em edifícios de grande valor arquitetónico vanguardista, criada por arquitectos de renome internacional mas, destinada a ser vivida.



Integrada neste projecto e da autoria de Leonor Janeiro (Profabril) e Nick Jacobs (SOM – Skidmore, Owings and Merril), a Torre Vasco da Gama teve o propósito de estabelecer um contraponto com a Torre de Belém, representando não só o passado e o futuro mas, limitando em cada extremo a Lisboa actual ligada ao oceano.


O desenho subjacente à Torre é o de uma caravela estilizada onde o mastro é apresentado por uma viga vertical, reforçada por uma estrutura metálica que faz lembrar uma vela desfraldada ao vento. O cesto da gávea é representado por uma estrutura circular destinada a um restaurante. Sobre as águas do rio, na base uma estrutura com o formato de um V curvilíneo evoca a proa de uma Caravela. A Torre é a mais alta edificação do país, com 145 m de altura e esteve aberta ao público até 2004 tendo funcionado no topo um restaurante. Actualmente o edifício de um hotel contorna "o mastro" e, para preservar o sentido estético que presidiu à sua realização, tem o formato de duas velas içadas ao vento.


morada

inauguração

arquitecto

horário/preço

também aqui

Cais das Naus

1988

Nick Jacobs e Leonor Janeiro

Miradouro Babylon 360 º

Hotel Myriad by Sana

 




também aqui Miradouro Vasco da Gama Tower e Babylon 360º

também aqui Hotel Myriad by Sana Um hotel em forma de velas de veleiro

O hotel Myriad by Sana, um hotel com uma arquitectura que simula um veleiro no meio do rio que, neste torço é calmo e que capta essa tranquilidade para os seus espaços interiores.

 

fonte fotográfica:

Torre Vasco da Gama 1998 - memoriaexpo98.com

Hotel Myriad - Site Nuno Leónidas Arquitetos

Âncora 2
legenda pontos sobreLx
bottom of page